A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Pernambucanas surpreende, abre novo serviço e vai oferecer empréstimo consignado

A Pernambucanas, uma loja tradicional varejista de tecidos, artigos de vestuário, cama, mesa e banho, com 115 anos de história, visa expandir seus negócios no mercado financeiro. Após 40 anos operando sua própria financeira, sob a bandeira Pefisa, a empresa planeja inaugurar lojas físicas da Pefisa dentro de unidades da Pernambucanas.

A Pefisa está por trás de operações financeiras de marcas como Carmen Steffens, Leroy Merlin e do Palmeiras Pay. A fintech é especializada em operar crédito para outras varejistas. Sua nova estratégia conta com a abertura de 17 lojas da Pefisa ainda este ano.

Atualmente, a Pefisa já opera em oito lojas de rua no país, a Pernambucanas está espalhada por 15 estados, com 500 pontos de venda.

O que diz a administração?

Segundo o jornal Estadão, o novo CEO da Pernambucanas, Marcelo Labuto, que assumiu o comando há seis meses após uma carreira de 33 anos no Banco do Brasil, destaca que a varejista tem um diferencial único: a proximidade com o consumidor. 

A estratégia “store in store” visa oferecer crédito com garantias reais, como consignado atrelado ao salário e financiamentos ligados ao FGTS, minimizando o risco de inadimplência. 

Labuto enfatiza a localização estratégica das lojas da Pernambucanas, presentes em 340 cidades, muitas das quais com décadas de história no mesmo ponto comercial. “Estamos onde tem fluxo de pessoas”, diz o CEO.

Pefisa pretende expandir seus negócios

A companhia também planeja transformar a financeira em um banco múltiplo no próximo ano, ampliando as possibilidades de captação de recursos e estruturação de capital. Essa mudança permitirá o uso de recursos dos depósitos à vista em conta corrente, algo atualmente restrito.

A iniciativa vem em um momento crucial, visto que a Pernambucanas registrou um prejuízo de aproximadamente R$ 200 milhões no ano passado, devido a ajustes no balanço da companhia relacionados à venda de imóveis. Labuto, contudo, está otimista: “Neste ano voltaremos ao azul”.

Consolidação no mercado financeiro

Vale ressaltar que, com a nova estratégia, a Pernambucanas visa consolidar sua presença no mercado financeiro, buscando uma sinergia maior entre as vendas de produtos e concessão de crédito.

Por fim, o desempenho da carteira de crédito da pefisa tem crescido a um ritmo de 18% ao ano, enquanto o varejo tradicional avança entre 12% e 14% ao ano. Apenas em 2023, a Pernambucanas faturou R$ 5,2 bilhões com a venda de mercadorias, e a Pefisa R$ 4 bilhões com operações de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.