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Empresa da China não quer saber, põe 5500 carros em navio e traz para o Brasil com menos impostos

A gigante chinesa BYD está determinada a driblar os impostos brasileiros e acelerar suas exportações de carros elétricos e híbridos. Para isso, encomendou seu próprio navio, o BYD Explorer Nº 1, e o resultado não poderia ser mais impressionante: uma carga inicial de 5.459 veículos chegou ao Brasil esta semana, desembarcando no Porto de Suape, em Pernambuco.

A estratégia da BYD é evitar os transtornos de conseguir embarcações de outras companhias e escapar das altas taxações que estão por vir. Com a iminente elevação das alíquotas de importação, marcada para julho, a empresa agiu rápido, aproveitando a capacidade de carga do navio para lotá-lo com seus modelos.

Além dos carros já conhecidos da marca, unidades dos aguardados lançamentos, o King e o Song Pro, foram “escondidas” entre os veículos transportados. Essa ação visa não só evitar os custos extras com impostos, mas também garantir a disponibilidade dos novos modelos no mercado nacional.

Apesar da velocidade no transporte, os trâmites burocráticos não acompanham o ritmo da BYD. A liberação da licença ambiental pelo Ibama tem sido mais lenta do que o previsto, devido à “Operação Tartaruga”. Porém, a montadora está determinada a homologar os carros o mais rápido possível.

O BYD Explorer Nº 1 não é apenas grande em capacidade de carga. Com 199,9 metros de comprimento e autonomia para navegar até 15.800 milhas náuticas, o navio reflete o compromisso da empresa com a eficiência e a sustentabilidade. Seu sistema de propulsão, que inclui o uso de GNL (gás natural liquefeito), contribui para reduzir a emissão de poluentes.

O sucesso desta operação encoraja a BYD a expandir sua frota marítima. Com planos de adicionar mais sete navios nos próximos dois anos, a empresa não só visa otimizar seu transporte, mas também busca estabelecer parcerias com outras montadoras chinesas, rumo a um futuro mais verde e colaborativo.

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