A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

O que fazer quando manda PIX para conta errada?

Na correria do dia a dia, muitas vezes acabamos fazendo uma transferência errada via Pix. Dessa forma, será que existe uma maneira de recuperar o dinheiro? Como funciona esse processo? Fique por dentro das soluções na leitura abaixo.

O Pix tomou forma no final de 2016, porém só foi lançada para o uso dos usuários em outubro de 2020. Desde o seu lançamento, o Pix é um sucesso entre os brasileiros, pois permite transferências de forma rápida e segura.

Apesar de várias vantagens que envolvem o pix, os usuários devem tomar cuidado ao realizar as suas transferências. Isso porque, tem se tornado cada vez mais comum o equívoco de fazer uma transferência errada. Assim, muitos cidadãos enviam quantias altas para o endereço errado. 

Desse modo, se você receber algum tipo de valor não reconhecido em sua conta, a opção correta é fazer a devolução para o remetente. Seja uma pessoa conhecida ou não, essa é a atitude correta a ser tomada, segundo os especialistas. 

Portanto, se você se recusar a devolver a quantia, isso pode se configurar como delito. Logo, o remetente pode instaurar uma ação criminal contra quem recebeu o pix, para resolver a questão diretamente com a Justiça. 

Por fim, até o momento não foi definida uma ação de revisão de transferência. Diante disso, quem fez o pix errado, não pode solicitar o seu cancelamento. Por isso, o encargo fica de quem recebeu o valor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.