A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Talvez você foi NEGATIVADO de forma injusta e estes podem ser os motivos

O nome negativado é um dos temas mais frequentes debatidos pela lei do consumidor. Muitas vezes, há aplicações injustas por órgãos de proteção ao crédito, que acabam invalidando o CPF do indivíduo. Porém, através de liminares judiciais, é possível recuperar o score e estabilizar novamente a sua vida financeira.

Muitos consumidores não tem ciência sobre esse direito, respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor. A negativação pode ocorrer quando um consumidor tem seu nome incluso em órgãos de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. São dívidas que não foram quitadas ou foram contestadas.

Assim, quando alguém é negativado de maneira injusta, a situação passa de uma simples restrição de crédito. O consumidor sofre prejuízo no score de crédito, e não pode comprar a prazo, fazer um financiamento, adquirir imóveis ou ter cartões de crédito. 

Mas, de acordo com a Justiça, ciente dos prejuízos que uma negativação indevida pode causar, tem agido em prol dos consumidores afetados. Através de liminares, decisões judiciais de caráter temporário, é possível suspender a negativação enquanto o caso do consumidor é avaliado. A ideia é responsabilizar o consumir apenas se tiver provas concretas.

O Código de Defesa do Consumidor é a base para entender os seus direitos, sendo preciso que o consumidor compreenda os seus direitos e esteja disposto a lutar por eles quando for necessário. Com a devida ajuda legal e evidências sólidas, é possível superar a negativação injusta e alcançar um futuro financeiro estável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.