A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Quais carros tem direito a usar placa preta?

A obtenção da placa preta é o sonho de muitos entusiastas de automóveis clássicos no Brasil, simbolizando o reconhecimento do veículo como um bem de coleção. Vamos explorar o processo detalhado para certificar um automóvel antigo e transformar seu documento para categoria “Coleção”, permitindo desfrutar do prestígio da placa preta.

Primeiramente, é essencial entender o que caracteriza um veículo antigo meritório da placa preta. Não apenas anos de estrada, mas uma série de critérios que asseguram sua originalidade e conservação são avaliados rigorosamente.

Quais São os Critérios Para um Veículo Antigo Receber a Placa Preta?

Para que um veículo seja reconhecido como de coleção e, por conseguinte, candidato à placa preta, deve ser preservado com grande fidelidade às suas condições originais. Isto engloba a manutenção do motor, suspensão, equipamentos, tecnologia específica da época e a carroceria, além de se manter o mais silencioso possível, preservando os ruídos originais.

Como Iniciar o Processo de Certificação?

O primeiro passo é assegurar que seu automóvel seja avaliado por uma entidade credenciada. Neste processo, chamado de análise de originalidade, o veículo não pode ter menos que 80% de suas peças originais. Uma pontuação é atribuída com o máximo de 100 pontos; atingir menos de 80 pontos significa que precisará de mais trabalho para conseguir a certificação.

O que Acontece Após a Aprovação na Avaliação?

Após ser aprovado na avaliação de originalidade, você receberá o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL). Este documento é válido por 5 anos e é essencial para o próximo passo, que é atualizar o documento do veículo de “Passageiro” para “Coleção”.

Para isso, deve-se dirigir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado, munido do CVCOL, para iniciar o processo de mudança de categoria. Este processo envolve o pagamento do registro do novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), que pode variar dependendo se o licenciamento do ano já foi efetuado, além de uma taxa para a lacração da nova placa, a cobiçada placa preta.

Etapas Finais para a Regularização

  • Pagamento das taxas relevantes por meio do número do Renavam na rede bancária.
  • Quitação de débitos existentes, como multas, IPVA ou DPVAT.

Uma vez que todas as etapas administrativas sejam completadas e todas as taxas quitadas, o veículo será oficialmente categorizado como um Automóvel de Coleção, dando a você o direito de ostentar a placa preta, reconhecimento de conservação e autenticidade. Importante frisar, modificações posteriores no veículo só podem ser realizadas com autorização prévia do Detran.

Com esses passos, seu automóvel não apenas ganha uma placa que atesta seu valor histórico e estético, mas também se valoriza no mercado como um autêntico e bem mantido veículo de coleção. Preserve a história automotiva e desfrute do prestígio que vem com a placa preta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.