A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Liberada troca de dinheiro molhado na enchente; Veja como fazer

Após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o Banco Central anunciou que cédulas danificadas pelas águas podem ser trocadas nas agências bancárias. Segundo o BC, as notas ainda podem ter valor, dependendo do grau de dano.

Para realizar a troca, basta dirigir-se a uma agência bancária e apresentar as cédulas molhadas. Caso o banco tenha dúvidas sobre o valor da nota, ela será enviada ao Banco Central para análise.

O resultado da avaliação será posteriormente comunicado ao cliente, que receberá crédito ou uma nova cédula, caso a antiga tenha valor. O importante é guardar as cédulas em local seguro até que as condições climáticas melhorem e seja possível verificar seu estado.

De acordo com a Febraban, o número de agências afetadas pelas enchentes reduziu significativamente. Mesmo assim, se o dinheiro estiver molhado, mas permitir a contagem, o valor será creditado ao cliente e a cédula enviada ao BC.

Porém, se a contagem não for possível, a instituição bancária enviará a cédula para perícia do Banco Central e fará o crédito ao cliente somente após avaliação. É importante ressaltar que dinheiro entintado não será recebido pelas instituições financeiras.

O Sicoob, presente em diversas cidades gaúchas, foi uma das instituições afetadas, com 65 postos de atendimento paralisados temporariamente. Para mais informações sobre a troca de cédulas danificadas, os clientes podem acessar o site do Banco Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.