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Investimento no setor de sorvetes em 2024 pode chegar a R$ 1 bilhão

A indústria de sorvetes está aquecida e com perspectivas positivas para o ano de 2024. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fispal Sorvetes em parceria com Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) e a Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), o setor registrou um crescimento expressivo de 22,4% em volume de vendas no segundo semestre de 2023. Os dados podem ser consultados nesse link: Pesquisa da Fispal Sorvetes junto a Abrasorvete e Agagel. Essa tendência ascendente se reflete nas projeções para o atual ano, com expectativa de um crescimento anual de 5%.

Os números são promissores não apenas em termos de vendas, mas também em investimentos. Segundo Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete, os investimentos da indústria no segmento, restritos aos respondentes da pesquisa, já atingem a marca de R$ 230 milhões. No entanto, quando considerado o setor como um todo, esse montante pode ultrapassar a impressionante marca de R$ 1 bilhão.

A pesquisa, intitulada “O sorvete quer falar: Panorama da indústria do Sorvete”, entrevistou mais de 177 empreendedores do setor entre janeiro e março de 2024. Os resultados revelaram um cenário de otimismo e planejamento estratégico por parte dos empresários.

Um dos pontos destacados foi o crescimento do consumo de açaí, que representa 55% das vendas e oferta do segmento. Especialmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, onde as vendas de sorvetes em massa e açaí dominam o mercado, inaugurações de indústrias do setor impulsionam ainda mais o crescimento.

Para enfrentar os desafios típicos da indústria, como a sazonalidade, os empresários planejam investir em marketing, logística, sustentabilidade e eficiência produtiva. Além disso, a inovação é vista como uma prioridade, com a indústria buscando explorar novos nichos de mercado, como o segmento vegano, vegetariano, zero lactose, fitness, produtos funcionais, infantis e até mesmo o mercado pet.

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