A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Governador do RS, Eduardo Leite, surpreendeu e renunciou ao mandato em 2022

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, surpreendeu ao renunciar ao cargo em março de 2022, em meio a especulações sobre uma possível candidatura à presidência da República. Com sua renúncia, Ranolfo Vieira Júnior, também do PSDB, assumiu o governo. Apesar dos rumores, Leite não se candidatou à presidência, optando por disputar novamente o governo do estado, no qual foi reeleito.

Em sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Leite afirmou: “É com pesar, mas também com a convicção de que o faço para poder seguir colaborando com o Rio Grande, […] que, após profunda reflexão, tomei a difícil decisão de renunciar ao mandato que a população gaúcha me outorgou para governar nosso estado.”

No final, nem Eduardo Leite nem João Dória foram candidatos à presidência pelo PSDB, que lançou Simone Tebet, ficando ela em terceiro lugar nas eleições.

Mesmo após renunciar, Eduardo Leite foi reeleito governador do Rio Grande do Sul, tornando-se o primeiro governador reeleito da história do estado. No segundo turno, ele recebeu 3.687.126 votos, correspondendo a 57,12% do total, superando Onyx Lorenzoni (PL), que obteve 2.767.786 votos, ou 42,88%.

Em seu discurso de posse, Leite celebrou a reconexão com a população gaúcha e destacou os desafios e conquistas de seu primeiro mandato. “Estamos aqui reencontrando o mesmo desejo de futuro e impulsionados pela mesma garra. É motivo de muito orgulho a caminhada que nos trouxe até aqui, das primeiras reformas aprovadas por uma Assembleia Legislativa sensível aos anseios da população que nos elegeu até os históricos investimentos do programa Avançar.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.