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Elo renova marca e investe pesado em tecnologia para superar Visa e Mastercard

Em junho de 2023, a Elo, bandeira brasileira de cartões, deu início a uma nova fase com o slogan “Elo, o cartão do brasileiro” e o anúncio do patrocínio ao jovem músico autodidata Miguelzinho, de 12 anos, da periferia de Itaperuna (RJ). Os vídeos de Miguelzinho viralizaram no Instagram, conquistando 1,2 milhão de seguidores.

Esse marco inicial precedeu a conclusão de um projeto de rebranding da Elo, a primeira grande transformação desde a sua fundação em 2011. 

A ação, inclui uma campanha institucional e integra um investimento de R$ 150 milhões, que também abrange a migração completa da infraestrutura de transações da empresa para a nuvem.

“É um passo importante em uma transformação que estamos passando, tanto pela ótica da comunicação com os clientes, quanto de negócios”, afirmou Giancarlo Greco, CEO da Elo. “De certa forma, a marca antiga não traduzia a essência do que é a Elo.”

O objetivo do rebranding é enfatizar que a Elo é uma companhia 100% brasileira, diferenciando-se das suas concorrentes americanas, Visa e Mastercard

Nova identidade visual

A nova identidade visual da Elo incorporou o verde às cores vermelho, azul e amarelo. Além disso, uma linha multicolorida substituiu o antigo círculo em torno da marca. 

“Faltava um pouco de alma e diferenciação para a marca”, disse Mel Pedroso, CMO da Elo. “Queríamos dar mais visibilidade ao nome Elo e ao conceito de conexão que não eram bem explorados.”

A campanha de lançamento, protagonizada por Zeca Pagodinho, Fábio Jr., Alcione, Glória Pires, Bela Gil e Caio Castro, estreia hoje na TV aberta e inclui inserções em tevê a cabo, rádio, mídia out of home e canais digitais.

A “brasilidade” também será destacada em patrocínios e ativações, especialmente na música. A Elo já apoia eventos como o Festival de Verão de Salvador e o Coala Festival, além de turnês de artistas como Thiaguinho, Gilberto Gil e Emicida.

O rebranding foi desenvolvido pelas agências Ana Couto e AlmapBBDO, em parceria com uma agência in-house criada em janeiro de 2023. “A Elo quer ser mais ágil no lançamento de produtos”, explicou Pedroso. “Esse time interno vai responder pelos jobs menores e que exigem mais rapidez.”

Nova infraestrutura

Paralelamente, a Elo está migrando 100% da sua infraestrutura de transações para a nuvem, em parceria com a Microsoft e a Avanade, com previsão de conclusão até meados de 2025. “Essa plataforma vai nos permitir dar saltos significativos em termos de inovação, escalabilidade, redução de custos e flexibilidade na conexão com parceiros”, afirmou Eduardo Merighi, CTO da Elo.

A Elo busca se consolidar como um hub de transações, com planos de diversificação que incluem um novo cartão multifuncionalidades, atualmente em fase de testes, e a oferta de sua infraestrutura de processamento para terceiros, sob o projeto “Bandeira as a Service”. A empresa também está envolvida no projeto Drex, piloto do Real Digital, em parceria com a Caixa e a Microsoft.

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