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Ela trabalhava na CIA e agora revela 4 formas de ganhar a confiança de qualquer pessoa

Ao lidar com cenários complexos e estressantes, a habilidade de se comunicar de forma eficaz é essencial. Rupal Patel, ex-analista da CIA e atual CEO e conselheira empresarial, tem especialidade nisso. Em entrevista recente ao site americano CBBC, Patel destacou a importância de liderar com honestidade e autenticidade para conquistar a confiança de stakeholders poderosos e trazê-los para o seu lado.

Com mais de duas décadas de experiência, Patel já orientou desde presidentes e formuladores de políticas até trabalhadores humanitários e embaixadores.

Segundo a profissional, qualquer pessoa pode aprender a construir a confiança de maneira significativa com prática e intenção. Patel publicou um livro, ainda não lançado no Brasil em que compartilha estratégias valiosas para transformar conflitos em cooperação e alcançar colaborações bem-sucedidas. 

Ganhe a confiança de todos!

Durante a entrevista, Patel apresentou quatro frases-chave que, segundo ela, são fundamentais para ganhar a confiança de desconhecidos e promover uma comunicação eficaz. Aqui estão os pontos destacados:

  1. “Quais informações você precisa?” Em suas interações com senadores e CEOs, Patel percebeu que tentar adivinhar as necessidades da outra pessoa complicava a comunicação. Perguntar diretamente quais informações são necessárias não só economiza tempo, mas também estabelece uma base para uma conversa mais produtiva. Esta abordagem é especialmente crucial quando a pessoa à sua frente depende das informações que você compartilha para tomar decisões.
  2. “Há mais alguém que precisa fazer parte desta discussão?” No início de cada reunião, especialmente as que envolvem negociação, Patel faz essa pergunta para garantir que todos os stakeholders relevantes estejam presentes. Muitas vezes, assume-se que a pessoa com quem se está conversando é a única decisora, mas isso nem sempre é verdade. Incluir todas as partes interessadas desde o início facilita a implementação do que foi acordado.
  3. “Quem discorda?” Patel sempre abre espaço para essa pergunta durante as discussões. Embora possa parecer desconfortável, ela acredita que é melhor abordar os desacordos antes que seja tarde demais. Na CIA, estimular desacordos fortalecia os argumentos. No ambiente corporativo, essa prática pode aprimorar a estratégia final, dando a todos a oportunidade de se expressar.
  4. “Eu não sei, mas vou descobrir e volto para você.” Esta frase, segundo Patel, é uma das mais poderosas e subutilizadas em situações estressantes. Na CIA, ela foi instruída a não responder perguntas para as quais não tinha respostas, mas a prometer encontrar a informação necessária. Essa honestidade não apenas constrói confiança, mas também demonstra humildade e comprometimento em fornecer respostas precisas.

Em seu livro “Da CIA ao CEO: Lições de Vida Não Convencionais para Pensar Maior, Liderar Melhor e Ser Mais Ousado”, Patel explica mais detalhes sobre essas quatro formas poderosas de ganhar a confiança no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar na vida.

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