A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Revelado o Maior Motivo para Afastamento do Trabalho pelo INSS

Mais de 2,5 milhões de brasileiros foram afastados do trabalho pelo INSS em 2023, conforme revelou um recente levantamento do Ministério da Previdência Social. O dado alarmante coloca em foco a saúde dos trabalhadores, destacando um motivo predominante: problemas na coluna.

A hérnia de disco lombar lidera esse triste ranking, sendo responsável por mais de 51 mil afastamentos. Os sintomas, que incluem dor ciática, perda de força muscular e formigamentos nos membros inferiores, podem tornar-se debilitantes. Contrariando a crença comum, a hérnia de disco não poupa apenas os mais idosos, atingindo também indivíduos entre 20 e 40 anos.

A segunda maior causa de afastamento é a lombalgia, com quase 47 mil casos. Esta condição, que afeta a mesma região da coluna, apresenta causas e diagnósticos distintos da hérnia de disco. O quinto lugar do ranking é ocupado por outras formas de hérnia de disco, como cervical e coluna torácica, e pela degeneração discal, totalizando mais de 37 mil trabalhadores afastados.

Especialistas alertam para o aumento desses casos, possivelmente relacionado ao boom do trabalho home office. O sedentarismo e posturas inadequadas ao utilizar notebooks e smartphones também contribuem para o surgimento dessas condições.

A lombalgia, especialmente, está intimamente ligada aos padrões de vida, com sua incidência aumentando desde o início da pandemia de Covid-19. O prolongado tempo em que os trabalhadores permanecem sentados em casa pode ser um fator determinante para esse cenário preocupante.

Em meio a essas estatísticas, fica evidente a necessidade de atenção às condições ergonômicas, à prática regular de exercícios e à promoção de hábitos saudáveis, visando preservar a saúde dos trabalhadores e reduzir os impactos nos afastamentos por motivos relacionados à coluna.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.