A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Quais os benefícios para quem vira MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI), é uma figura jurídica e tem se tornado cada vez mais comum no mercado brasileiro. Isso porque existem algumas vantagens de ser MEI atualmente, quer descobrir quais são elas? Continue lendo este artigo.

Em primeiro lugar, o MEI tem a possibilidade de contratar um funcionário, o que pode ajudar na expansão do negócio e distribuir a carga de trabalho. Além disso, você está consoante com a legislação, e evita problemas legais que podem surgir ao operar um negócio informal. 

Ainda, em algumas situações o MEI possibilita a participação em licitações e concorrências públicas, ampliando as oportunidades de negócio. Ademais, você pode acessar facilmente linhas de crédito e financiamento, vital para expandir o seu negócio.

Adicionalmente, o MEI tem direito à cobertura previdenciária, incluindo benefícios como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. Os MEI’s também pagam taxas reduzidas, com uma taxa mensal chamada de DAS, que engloba os impostos necessários para a regularização do negócio. 

Além do mais, o processo de formalização do MEI é relativamente simples e pode ser feito pela internet. Logo, não é necessário buscar burocracias, e nem pagar a mais por isso, tornando o início do seu negócio mais ágil.

O que é ser MEI?

O microempreendedor individual é um regime simplificado de tributação e formalização de pequenos negócios. Para se tornar MEI, o empreendedor precisa ter um faturamento de até R$ 81.000 por ano, e exercer atividades econômicas permitidas pelo programa.

Entre as atividades elegíveis para você se tornar MEI, estão: costureira, pedreiro, eletricista, artesão, editor de jornais, vendedor de alimentos, bordadeira, cuidador de animais, entre muitas outras categorias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.