A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

11 empresas mais velhas do Brasil que seguem abertas

Você sabe quais são as empresas mais antigas do Brasil que ainda existem? Apesar do país ser considerado jovem, especialmente comparado a grandes potências mundiais e vários países europeus, algumas empresárias centenárias continuam operando a todo vapor.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes confiáveis, dizem que a média de duração de uma empresa no Brasil é de apenas 4 a 5 anos. Assim, pensar que algumas empresas possuem mais de 100 anos é incrível.

Empresas Mais Antigas do Brasil

Desse modo, para listar as empresas mais antigas do Brasil em funcionamento, abordamos tanto empresas privadas, quanto estatais, instituições financeiras, entre outras. Confira as 10 empresas mais antigas existentes no Brasil que ainda estão em operação:

1. Casa da Moeda do Brasil

Fundação: 8 de março de 1694

Sob ordem do governo português, a Casa da Moeda do Brasil foi oficialmente fundada em 1694. A estatal, que completa 330 anos em 2024, ainda está em pleno funcionamento, com seu complexo industrial localizado em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

2. Banco do Brasil

Fundação: 12 de outubro de 1808

Fundado por Dom João VI durante a transferência da corte portuguesa para o Brasil, o Banco do Brasil é uma das mais antigas e importantes instituições financeiras da América Latina, criado para fortalecer financeiramente o então Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

3. Diário de Pernambuco

Fundação: 7 de novembro de 1825

Jornal mais antigo em circulação da América Latina, o periódico é publicado na cidade do Recife, capital de Pernambuco. Fundado pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão, em 7 de novembro de 1825.

4. Colégio Pedro II

Fundação: 2 de dezembro de 1837

Fundado por decreto imperial de Dom Pedro II, o colégio é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino do país, criado para ser um modelo na educação brasileira.

5. Cervejaria Bohemia

Fundação: 1853

Fundada em Petrópolis (RJ) pelo alemão Henrique Kremer, a Bohemia é a primeira cervejaria do Brasil. Iniciou com produção em pequena escala para a colônia alemã local e se expandiu até se tornar uma das principais cervejarias do país.

6. Caixa Econômica Federal

Fundação: 12 de janeiro de 1861

Uma das maiores e mais importantes instituições financeiras do Brasil, a Caixa foi fundada por Dom Pedro II e desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do país.

7. Casa Granado

Fundação: 1870

Fundada pelo português José Antônio Coxito Granado no Centro do Rio de Janeiro, é a mais antiga farmácia do Brasil em atividade contínua, famosa por seus produtos de higiene e beleza.

8. Cedro Cachoeira

Fundação: 1872

Conhecida como Cedro Têxtil, esta é uma das mais antigas indústrias têxteis do Brasil, fundada em Minas Gerais. Foi fundamental para o desenvolvimento industrial do país.

9. Mackenzie

Fundação: 3 de setembro de 1876

Iniciada como Escola Americana pelos missionários presbiterianos George Whitehill Chamberlain e sua esposa, é hoje a Universidade Presbiteriana Mackenzie, pioneira em introduzir a coeducação e incentivar o esporte.

10. O Estado de S. Paulo

Fundação: 4 de janeiro de 1875

Originalmente chamado de A Província de São Paulo, foi fundado por republicanos como Manoel Ferraz de Campos Salles e Américo Brasiliense para combater a monarquia e a escravidão. Tornou-se um dos jornais mais influentes do Brasil.

11. Hering

Fundação: 1880

Fundada pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering em Blumenau (SC), começou como uma pequena fábrica de malhas e tricô e se transformou em um dos maiores conglomerados de moda do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.